Espero o ano todo pra comer essa sobremesa que a tia Val leva pro Natal, você já sabe qual é a sobremesa que a tia Val leva para o Natal? É o tiramisu, uma delícia italiana feita com biscoitos champanhe, creme de mascarpone, café e cacau. É uma sobremesa que eu espero o ano todo para comer, pois é a melhor de todas. Neste artigo, eu vou te ensinar como fazer o tiramisu da tia Val em casa, quais são os ingredientes necessários, qual é a importância dessa sobremesa na tradição natalina e algumas dúvidas comuns sobre ela. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer essa maravilha.
Ingredientes
Para fazer o tiramisu da tia Val, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de açúcar
- ¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar
- ¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência)
- 30 unidades de biscoito champanhe caseiros
- cacau em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
O modo de preparo do tiramisu da tia Val é simples e rápido. Siga os passos abaixo:
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira.
- Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.
- Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme.
- Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve.
- Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.
- Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara.
- Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
- Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve – cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos.
- Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
- Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o licor. Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo.
- Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro).
- Na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.
Importância
O tiramisu é uma sobremesa que faz parte da cultura italiana, pois é originária da região do Vêneto, no norte da Itália. O nome significa “leva-me contigo” ou “puxa-me para cima”, pois é uma sobremesa que dá energia e ânimo. O tiramisu da tia Val é uma receita que ela aprendeu com a sua avó, que era italiana, e que ela faz todos os anos para o Natal. É uma forma de homenagear as suas raízes e de compartilhar um pouco da sua história com a família e os amigos. Além disso, o tiramisu da tia Val é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois combina o sabor doce do creme de mascarpone com o sabor amargo do café e do cacau.
Receitas relacionadas
Se você gostou do tiramisu da tia Val, você pode experimentar outras receitas relacionadas, como:
- Pavê de chocolate: substitua o creme de mascarpone por um creme de chocolate feito com leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e manteiga. Monte as camadas com biscoitos de maisena umedecidos em leite e creme de chocolate. Leve à geladeira e decore com raspas de chocolate.
- Cheesecake de frutas vermelhas: substitua o creme de mascarpone por um creme de cream cheese batido com açúcar e baunilha. Monte a base com biscoitos triturados misturados com manteiga e leve ao forno por 10 minutos. Espalhe o creme de cream cheese sobre a base e leve à geladeira. Cubra com uma geleia de frutas vermelhas.
- Pudim de leite: substitua o creme de mascarpone por um creme de leite condensado cozido com leite e ovos. Faça uma calda de caramelo com açúcar e água e despeje em uma forma de pudim. Despeje o creme de leite condensado sobre a calda e leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme.
Dúvidas comuns
Algumas dúvidas comuns sobre o tiramisu da tia Val são:
- Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, desde que seja um queijo cremoso e suave, como ricota, cottage ou cream cheese.
- Posso usar outro tipo de biscoito? Sim, você pode usar o biscoito de sua preferência, desde que seja um biscoito seco e firme, que não se desmanche ao ser molhado no café. Você pode usar biscoitos de maisena, de leite, de coco, etc.
- Posso fazer o tiramisu sem álcool? Sim, você pode fazer o tiramisu sem álcool, basta substituir o conhaque ou o licor por mais café ou por leite.
Conclusão
O tiramisu da tia Val é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que pode ser servida em qualquer ocasião. Você aprendeu como fazer essa receita em casa, quais são os ingredientes necessários, qual é a importância dessa sobremesa na tradição natalina e algumas dúvidas comuns sobre ela. Esperamos que você tenha gostado e que faça essa receita em sua casa. Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Deliciosas Receitas